Frequentar um posto de combustível faz parte do dia a dia de muita gente. Para atender às expectativas da clientela, oferecer serviços diferenciados é fundamental para se manter atuante e obter sucesso no segmento. Afinal, existe uma concorrência acirrada, e disponibilizar novidades tecnológicas aos consumidores é uma maneira de fidelizá-los.
Isso porque a tecnologia já faz parte do cotidiano dos motoristas, pois os automóveis atuais têm uma eficiência energética automatizada — o que ameniza o consumo de combustível — e contam com diversos dispositivos eletrônicos úteis, como painel multimídia, câmeras, sensores de desgastes, entre outros. Essa realidade deixou as pessoas mais conscientes, despertando o interesse de estabelecimentos que aliam economia, inovação e praticidade.
Neste post, você conhecerá as quatro novidades tecnológicas mais promissoras para o seu posto. Confira e atualize-se.
1. Conectividade entre veículos e postos
Uma das inovações que merecem destaque são as ferramentas que mantêm os veículos conectados de forma inteligente com os estabelecimentos, como aplicativos próprios que podem notificar os condutores sobre manutenções necessárias (troca de fluidos e filtros, alinhamento e balanceamento etc.) e outras necessidades do automóvel. Sem contar a possibilidade de indicar postos próximos que realizam os serviços demandados.
Graças ao sistema de GPS integrado, é possível indicar o preço dos combustíveis que um determinado posto oferece, bem como informar sobre áreas de alimentação e conveniência, dando mais comodidade ao motorista.
2. Programa de fidelização automatizado
Esse sistema já existe há um bom tempo, porém o modo como ele está sendo utilizado hoje tem sido mais eficiente.
Os novos softwares de gestão de postos de combustível compilam as informações dos clientes, categorizando todos os dados. Esses históricos geram relatórios interessantes, o que permite tomar decisões mais certeiras e cativantes sobre os brindes oferecidos.
Além disso, esse mecanismo garante uma aproximação com os consumidores, possibilitando o envio de ofertas, promoções e pesquisas por meio de e-mails, mensagens e torpedos SMS.
3. Energia solar
Essa é uma das novidades tecnológicas mais promissoras, pois está diretamente relacionada à redução de custos. A verdade é que os serviços de um posto têm alto consumo de energia elétrica, especialmente quando o estabelecimento funciona 24 horas por dia.
Com o objetivo de diminuir esse tipo de despesa, o uso da energia solar é uma excelente alternativa para suprir as demandas diárias. Com isso, computadores, elementos (placas) da identidade visual e bombas funcionam ativamente.
A vantagem é que esse investimento tem um retorno rápido, graças à economia proporcionada ao estabelecimento. Além disso, ter um posto consciente, com maneiras sustentáveis de obter energia, pode aumentar o interesse do público, que está cada vez mais engajado com as questões ambientais.
4. Espaço multifuncional
Essa não é uma abordagem tão tecnológica quanto às demais, mas alia comodidade e praticidade. Afinal, ter um espaço multifuncional — com diversas lojas e serviços — é uma tendência muito bem-vinda.
Isso porque os postos de combustível ficam em locais estratégicos, recebem visitas constantes e têm um espaço amplo. Para aproveitar essa oportunidade, convém oferecer serviços de fast food, lavanderias e farmácias, por exemplo.
Assim, quando os motoristas chegam para abastecer, têm uma variedade de serviços à sua disposição. Isso facilita a vida da clientela e faz com que ela retorne ao estabelecimento mais vezes. Ao contrário das lojas de conveniência — que também podem ser inovadas com opções de drive-thru —, nessa tendência os espaços são alugados por franquias, sem que você, proprietário do posto, tenha que se preocupar com a gestão efetiva dessas atividades: